Ana Zveibil Parte Um

A primeira fotografia de Ana Zveibil, acompanhada do texto de apresentação da série Espaços Vazios

Ana Niski Zveibil foca o seu interesse artístico no campo da fotografia e dos desdobramentos desse meio com a imagem digital.

A série fotográfica Espaços Vazios, que a artista apresenta no MAC, é formada por 11 imagens ampliadas em formato 95 x 70 cm cada uma. As fotografias são agrupadas entre si na forma de dípticos e polípticos, por meio da aproximacão e distanciamento de cada unidade fotográfica.

Nessa espécie de edição, em que define uma sequência narrativa, a artista direciona nosso olhar para a tensão criada em cada conjunto fotográfico, redefinindo a percepção das imagens. Acentua dessa forma a experiência de espaço interno e claustrofóbico já contidos nas imagens.

O título Espaços Vazios parece indicar uma proposição acerca do tempo passado em que foi ocupado esse espaço, para destacar exatamente o seu esvaziamento e desuso.

O olhar mais atento para o interior de cada imagem expressa uma eminência de drama e mistério, aguçado ainda mais por certa luz barroca captada dos ambientes. Os espaços trazem consigo indícios, vestígios, marcas e rastros; mesmo assim nosso olhar desconfiado vaga no mistério dessas imagens. A qual proposição de relações humanas se destinou esses ambientes?! Essas imagens nos indagam, mais do que nos respondem.

Reginaldo Pereira

Sobre oldmanphotos

Blog para discussão de grandes fotógrafos e apresentação de novos grandes fotógrafos. Blog for discussing great photographers and presenting new great photographers. Dúvidas, pedidos e desejos de colaboração: contato.oldmanphotos@gmail.com Doubts, requests and wishes of contribution: contato.oldmanphotos@gmail.com

Deixe um comentário